terça-feira, 5 de julho de 2011
terça-feira, 24 de maio de 2011
INTERNET NA VIDA E NO TRABALHO - REDES SOCIAIS
Hoje entre meio a toda essa evolução tecnológica tanto em casa como no trabalho torna-se indispensável a utilização desse recurso para que se acompanhe o constante crescimento das informações do mundo que vivemos. As redes sociais como: (orkut, faceboock, myspace, twitter), permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividade, como os indivíduos alcançam os seus objectivos e como ocorre o compartilhamento de informações. Dessa forma coloco que:
Quando utilizo algumas ferramentas como Orkut, e-mail, msn (bate-papo) entre outros, vejo que elas devem ser utilizadas de forma honesta e em prol da necessidade, de forma satisfatória tanto frente as atividades didático-pedagógicas, quanto em benefício próprio utilizando-se de uma rede colaborativa com o objetivo de facilitar e estimular a interação entre os usuários.
E ao utilizar essas ferramentas de forma pedagógica é necessário que o educador saiba análisar se o recurso irá contemplar o seu objetivo para que ao desenvolver os saberes e as competências as mesma atinjam a aprendizagem colaborativa e estimulem a vencer os desafios ampliando os conhecimentos.
terça-feira, 10 de maio de 2011
Navegando em busca do conceito de Hipertexto
O que é Hipertexto?
Hipertexto é uma forma criativa de publicar um texto, pois nele pode estar adicionado imagens, sons, links, enfim várias formas de auxílio para que o texto seja interativo e explorativo. O hipertexto proporciona ao leitor tomar decisões de qual rumo seguir na sua leitura o que acaba tornando a leitura uma viagem no tempo e espaço da construção textual.
Dessa forma o hipertexto esta diretamente relacionado com a evolução tecnológica que temos hoje, pois, quem vai gostar de ler um texto estático pesquisado na internet, sedo que é nela que se encontra um mundo novo de informações aonde as mesma possuem movimentos, efeitos de cores, som, ou seja uma diversidade de encantamentos visuais que atraem nós seres humanos a navegar nela.
Então, pode-se dizer que o hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Navegar à Deriva
Ao navegar à deriva, no começo achei estranho ir e vir sem ter um objetivo, mas dizem que quem navega sem destino uma ilha com tesouros pode encontrar. E nesses meus cliques de link em link descontraída observei, li várias coisas que muitas vezes nos passam despercebidos engraçado tive que seguir pela net sem destino certo para ver e entender que as vezes o que nos vem ao acaso é muito interessante e produtivo, alimenta nosso conhecimento sobre coisas novas e antigas que não se dava mais importância, como foi gostoso, bom navegar pela internet só por navegar entrar em sites diversos e ir seguindo clicando aqui e ali só por curiosidade, informação e pelo design legal. Mas, quando se navega sem destino nenhum vento é favorável.
terça-feira, 26 de abril de 2011
Conforme pesquisa feita no portal do professor sobre webquest, ela acaba sendo mais um recurso que o professor pode utilizar para dinamizar e incrementar sua aula, é um espaço criado para motivar tanto o professor quanto o aluno nessa sociedade da informação. E conforme, Bernice
“WebQuest é uma metodologia de ensino que visa a promover o bom uso da internet entre alunos com mais de 8 anos. E foi pensada para possibilitar o melhor aproveitamento possível do tempo deles. A idéia é que os alunos não percam horas e horas procurando por informações, mas que façam uso delas da mesma maneira que terão que fazer mais tarde, como cidadãos e profissionais. A WebQuest visa a desenvolver nos alunos a habilidade de, com ajuda da internet, pensar com refinamento.” Bernie Dodge[6]
Referências
http://www.educaline.com.br/?gclid=CLv83-z-gqgCFZJe7AodyjloqQ
http://www.posgraduacao-cursos.com.br/graduacao/a-distancia?gclid=CIrq-qOAg6gCFRNl7AodJTVtqw
Acesse esse endereço para encontrar diversas Webquest
terça-feira, 5 de abril de 2011
Essa reflexão é sobre os vídeos assistidos no encontro, pode-se constatar mais uma vez o que vemos acontecer na educação diariamente, ou seja, a tecnologia esta ai como uma forma de inovação de evolução, para incrementar o ensino, mas do que adianta ter a tecnologia se os métodos continuam os mesmos, pois, não é a tecnologia sozinha que resolverá as questões de aprendizagem, mas sim como trabalhamos com ela é a solução.
Hoje sabemos que nossos alunos dominam facilmente esse mundo de tecnologias e muito melhor que nós, então, precisamos conhecer as novas ferramentas, descobrindo qual o seu significado e qual a melhor forma de adaptarmos nossa metodologia ao contexto que vivemos.
PAPEL
ATIVIDAE 1.5
NOME DO VÍDEO: DE ONDE VEM O PAPEL?
ASSUNTO: PAPEL
REFERENCIA: TV ESCOLA – mec.gov.br/index.php / portal do professor
DURAÇÃO DO VÍDEO: 4min 50s
PÚBLICO ALVO: 4º AO 6º ANO
OBJETIVO: Despertar através do vídeo a importância do papel em nossas vidas e que devemos economizar e aproveitar bem o papel quando fazemos uso do mesmo.
RECURSOS:
• Computadores;
• Digitação (editor de texto);
• Dicas retiradas do site portal do professor.
ATIVIDADE RELACIONADA AO VÍDEO “DE ONDE VEM O PAPEL?”
Levar os alunos para a sala de informática ( assistir o vídeo).
Direcione o conteúdo que será visto no vídeo fazendo algumas perguntas como:
O que eles sabem sobre o papel?
Do que é feito? De onde vem? Quantos e quais tipos de papel eles conhecem? Para que pode ser usado?
Peça para que anotem, em uma folha, as respostas para essas questões.
Depois peça para que digite e salve as perguntas e as respostas no editor de texto.
Essa é uma sugestão de atividade para que os alunos compreendam a importância do papel que eles utilizam todos os dias. Dessa forma, o professor pode colocar para eles sobre outros assuntos que norteiam o tema em questão como: desmatamento, reciclagem, desperdício, reservas, uso racional do papel, preservação. Esses são assuntos que também podem ser incrementados em forma de outras atividades.
AVALIAÇÃO: Como avaliação a sugestão é que façam um desenho ilustrando o vídeo assistido.
terça-feira, 22 de março de 2011
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
Dowbor
Em meio há tantos avanços que nossa sociedade vive hoje, é difícil acompanhar, porém é uma exigência que está cada vez mais presente, ao sairmos na rua nos deparamos com os meios tecnológicos em toda parte e é uma necessidade saber utilizá-los, dessa forma não pode-se fugir nem fingir que não precisamos nos adaptarmos a eles, pois estão ai em constante crescimento e desenvolvimento, sendo assim como educadores e cidadãos é hora de sermos facilitadores nessa era de informações, mostrar o caminho quanto ao valor da informação.
A escola possui as tecnologias como recursos didáticos que hoje são um estímulo ao surgimento de novas propostas para organizar, orientar e oferecer sugestões aos educadores e a unidade escolar que, enquanto espaço educacional tem um papel fundamental em fazer entender o atual cenário das tecnologias frente à educação. Acredito que a Educação vem enfrentando mudanças significativas na sua didática, na sua forma de avaliar, na sua metodologia, ou seja, o ensino-aprendizagem desgastado vem sendo substituído por uma nova postura; cujo processo é complexo, mas não impossível de ser encarado.
Dessa forma, a escola precisa ser organizadora do conhecimento, saber utilizá-lo e saber utilizar os espaços para o conhecimento fluir. Contudo, diante do avanço, da modernidade deve manifestar-se como articuladora, proporcionando, expandindo e disponibilizando o acesso as ferramentes da informação.
SANDRA REGINA ANSELMINI
Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
Atividade unidade 01 – Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
Juan Ignacio Pozo
A escola enquanto espaço educacional tem um papel fundamental em fazer entender o atual cenário das tecnologias frente à educação e a sociedade. Acreditamos que a Educação e consequentemente a sociedade em si vem enfrentando mudanças significativas cujo processo é complexo, mas não impossível de ser encarado.
Hoje, o papel da educação em meio à sociedade é bem significativo, e muito importante o uso das tecnologias, as mudanças que veem acontecendo, a apropriação das tecnologias de informação e comunicação, no espaço escolar faz repensar o conceito de conhecimento. É através das ferramentas tecnológicas, a partir de mediações atuantes que as potencialidades se afloram, o tempo e espaço, já não são mais problemas, proporcionando uma educação sem distância, sem tempo, levando o sistema educacional assumir um papel, não só de formação de cidadãos pertencentes aquele espaço, mas a um espaço de formação inclusiva em uma sociedade de diferenças.
Na realidade, a ideia de fazer uso das tecnologias de informação e comunicação é que elas viabilizem a inserção de ferramentas enquanto meio as nossas atividades curriculares, de forma que venham somar aos estudos até então abordados, no contexto pedagógico, e proporcionar aos aprendizes a liberdade responsável no uso das mídias implicando o aumento da autonomia e da responsabilidade, sem falar no desenvolvimento de novas habilidades e na aplicação das interações com o próprio grupo e com as pessoas de outros meios sociais e culturais.
Tudo isso é muito importante, mas ainda precisamos compreender e crescer muito diante do uso de todas essas tecnologias levar em consideração que a construção do conhecimento propiciando novas linguagens no espaço educacional, no qual a intencionalidade tem um significado ao que se refere sua potencialidade.