terça-feira, 22 de março de 2011

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Dowbor

Em meio há tantos avanços que nossa sociedade vive hoje, é difícil acompanhar, porém é uma exigência que está cada vez mais presente, ao sairmos na rua nos deparamos com os meios tecnológicos em toda parte e é uma necessidade saber utilizá-los, dessa forma não pode-se fugir nem fingir que não precisamos nos adaptarmos a eles, pois estão ai em constante crescimento e desenvolvimento, sendo assim como educadores e cidadãos é hora de sermos facilitadores nessa era de informações, mostrar o caminho quanto ao valor da informação.

A escola possui as tecnologias como recursos didáticos que hoje são um estímulo ao surgimento de novas propostas para organizar, orientar e oferecer sugestões aos educadores e a unidade escolar que, enquanto espaço educacional tem um papel fundamental em fazer entender o atual cenário das tecnologias frente à educação. Acredito que a Educação vem enfrentando mudanças significativas na sua didática, na sua forma de avaliar, na sua metodologia, ou seja, o ensino-aprendizagem desgastado vem sendo substituído por uma nova postura; cujo processo é complexo, mas não impossível de ser encarado.

Dessa forma, a escola precisa ser organizadora do conhecimento, saber utilizá-lo e saber utilizar os espaços para o conhecimento fluir. Contudo, diante do avanço, da modernidade deve manifestar-se como articuladora, proporcionando, expandindo e disponibilizando o acesso as ferramentes da informação.


SANDRA REGINA ANSELMINI


Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

Atividade unidade 01 – Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

Juan Ignacio Pozo

A escola enquanto espaço educacional tem um papel fundamental em fazer entender o atual cenário das tecnologias frente à educação e a sociedade. Acreditamos que a Educação e consequentemente a sociedade em si vem enfrentando mudanças significativas cujo processo é complexo, mas não impossível de ser encarado.

Hoje, o papel da educação em meio à sociedade é bem significativo, e muito importante o uso das tecnologias, as mudanças que veem acontecendo, a apropriação das tecnologias de informação e comunicação, no espaço escolar faz repensar o conceito de conhecimento. É através das ferramentas tecnológicas, a partir de mediações atuantes que as potencialidades se afloram, o tempo e espaço, já não são mais problemas, proporcionando uma educação sem distância, sem tempo, levando o sistema educacional assumir um papel, não só de formação de cidadãos pertencentes aquele espaço, mas a um espaço de formação inclusiva em uma sociedade de diferenças.

Na realidade, a ideia de fazer uso das tecnologias de informação e comunicação é que elas viabilizem a inserção de ferramentas enquanto meio as nossas atividades curriculares, de forma que venham somar aos estudos até então abordados, no contexto pedagógico, e proporcionar aos aprendizes a liberdade responsável no uso das mídias implicando o aumento da autonomia e da responsabilidade, sem falar no desenvolvimento de novas habilidades e na aplicação das interações com o próprio grupo e com as pessoas de outros meios sociais e culturais.

Tudo isso é muito importante, mas ainda precisamos compreender e crescer muito diante do uso de todas essas tecnologias levar em consideração que a construção do conhecimento propiciando novas linguagens no espaço educacional, no qual a intencionalidade tem um significado ao que se refere sua potencialidade.