quinta-feira, 7 de agosto de 2008



USO DO “BLOG PEDAGÓGICO”



Um pouco sobre a história dos blogs, alguns pesquisadores da história do blog afirmam ter sido usado pela primeira vez em Dezembro de 1997, por Jorn Barger (também autor de um dos primeiros FAQ (frequently asked questions sobre o tema) para descrever sites pessoais que fossem atualizados freqüentemente e contivessem comentários e links.
Há pouca informação disponível sobre a história do blog. Provavelmente, é por esta razão que ainda existem várias teorias sobre o primeiro blog publicado. Fonte : (http://fazendo-blogs.blogspot.com/2006/11/qual-histria-dos-blogs.html)
Um dos objetivos do Blog “pedagógico” é propor uma abordagem diferenciada onde professores de diversas áreas de ensino sejam capacitados a serem co-autores de atividades e assuntos que podem ser abordados com os alunos ao mesmo tempo que vão criando domínio da ferramenta. Outro objetivo é que se criem parceiros de aprendizagem, um interagindo com o outro, revendo e construindo aprendizagens juntos.
Também pode-se perceber que utilizando essa ferramenta o professor acaba inovando sua proposta pedagógica, e o aluno desenvolve maior estimulo para buscar novos círculos de aprendizagem e conhecimento.
As formas usuais dessa ferramenta são bem claras: a divulgação de informações, imagens, vídeos, comentários, discussões de diversos assuntos.
Do ponto de vista educacional, durante a pesquisa que realizei pude perceber que algumas pessoas estão buscando desenvolver “blogs” direcionados a área educacional, objetivando preparar esta sociedade para a importância da atualização permanente, sempre pronto a aprender a aprender. A começar na escola através de uma abordagem construtivista de utilização de novas tecnologias onde o aluno possa construir novos saberes através do trabalho coletivo através do fazer junto com o outro buscando uma comunidade de troca e construção de saberes.
Um exemplo que pesquisei sobre o uso de blogs aplicado a prática educacional foi, que o blog registra de forma dinâmica todo o processo de construção de novos saberes substituindo o antigo paradigma linear onde professor ensina e aluno aprende sem nenhuma interação. Então, o professor é o mediador de todo o processo levando o aluno a alcançar a autonomia necessária para aquisição de aprendizagens significativas.
E segundo a educadora Gládis Leal dos Santos, não há limite para a utilização dos blogs na escola. Primeiro, pela facilidade de publicação, que não exige nenhum tipo de conhecimento tecnológico dos usuários, e segundo, pelo grande atrativo que estas páginas exercem sobre os jovens. “É preciso apenas que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem. O professor não pode ficar fora desse contexto, deste mundo virtual que seus alunos dominam. Mas cabe a ele direcionar suas aulas, aproveitando o que a internet pode oferecer de melhor.”
Algumas vantagens da utilização dos blogs são: ter um espaço direcionado para a organização de aulas, oficinas, pesquisas, onde pode-se sistematizar um assunto organizando-o de acordo com as necessidades específicas de um grupo, dando um significado ao processo de aprendizagem. Sua aplicação no dia –a – dia da escola pode se dar na forma de blogs individuais, em que os alunos vão escrevem livremente, bem como podem ser Blogs direcionados para outros temas como a abordagem da publicações de notícia,reportagens, pesquisas, histórias, debates, vídeos,desenhos, imagens ou até mesmo a criação de textos, poesias, e outros assuntos que o grupo decidir.
Certamente, tudo esse processo gera críticas construtivas e críticas negativas, pois, a utilização dessa ferramenta exige não só do educador, mas de toda a unidade escolar empenho e busca por adequações nessa área, e vemos que existem ainda muitas dificuldades para enfrentar esses novos desafios que o mundo globalizado de hoje nos impõem.
Porém, buscar fazer parte da inovação é vencer os desafios e interagir com o mundo. Sendo assim, já somos vencedores, pois aceitamos o desafio de estar aqui compartilhando nossos pensamentos e refletindo sobre nossa prática pedagógica frente a essas tecnologias e como podemos aperfeiçoá-la, cada vez mais.

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